Sobre Nós


A história do Ideal, em grande parte, confunde-se com a própria história do município de Forquilhinha. O retorno de um grupo de jovens nativos que foram estudar em Curitiba, proporcionou as condições iniciais para a fundação de um clube.

Liderados por Fidélis Back, desportistas da comunidade passaram a reunir-se com frequência nos primeiros meses daquele ano, no segundo piso da alfaiataria do Ricardo Steiner, no centro da Vila. Em 12 de março de 1.949, com uma proposta de estatuto aprovada, foi lavrada a ata de fundação do Ideal Esporte Clube, com a assinatura dos seguintes sócios fundadores: Alfredo Arns, Aloísio Eyng, Aloísio Hoepers, Antônio Westrup, Apolinário Tiscoski, Augustinho Kurtz, Bruno Back, Dionísio Nuernberg, Fidélis Back, Fridolino Steiner, Gabriel Steiner, Guido Steiner, José Back, José Luciano da Silva, Júlio Alexandre Michels, Matheus Eyng, Max José Arns, Max Steiner, Pedro Steiner e Ricardo Arns.

Todas as famílias da comunidade foram convidadas a aderir ao projeto, e a resposta foi altamente positiva. Alguns dias depois, já com um número expressivo de sócios, foi eleita a primeira diretoria.

Ficou evidente, desde o início, que a prioridade do recém fundado clube era o futebol.

Da sede provisória, o Ideal transferiu-se para o 2º piso da Sociedade União Colonial, com instalações apropriadas para a organização de eventos sociais.

Nos primeiros anos de vida como entidade, não foi possível ao Ideal acumular um patrimônio material. O mais importante era valorizar o espírito comunitário, consolidar-se como entidade esportiva, social e cultural.

No dia 10 de maio de 1960, a diretoria do Ideal Esporte Clube, à época presidida por Dionísio Nuernberg, apresentava um relatório para a Assembleia Geral. Nele constava que o clube possuía 111 sócios e era comunicada a compra de um terreno de 14.000m² para construção do novo campo de futebol e, ainda, a compra de 3 lotes urbanos anexos a esta área.

Em outubro de 1967, o Ideal, presidido por Ary Osvaldo da Silveira, iniciou a construção de sua sede própria: 648m² de área construída, em alvenaria, localizada na Avenida 25 de julho.       Um marco relevante para a história do Ideal foi a inauguração do Ginásio de Esportes Professor Adolfo Back, em março de 1987. O projeto de construção contou com o apoio irrestrito dos associados, a participação do Governador Esperidião Amin e o suporte da Prefeitura Municipal de Criciúma.

Na gestão 94/96, foi concebido um projeto arrojado para a construção do complexo Aquático, Social e Esportivo. Previa-se a construção de piscina adulta e infantil, salão de festas, quiosques e quadras polivalentes, sauna, vestiário, prédio para recepção e administração.

Hoje, o Ideal Esporte Clube conta com um complexo aquático com aproximadamente 650m², uma sede social com aproximadamente 1.980m² e um ginásio de esportes (Ginásio Adolfo Back) com mais de 2100 m², todos considerando de área construída, tendo como principal evento o tradicional Leitão na Piscina.